Av. Conselheiro Rodrigues Alves


Através do Projeto de lei 129 de 1927, recebe a denominação de Av. Conselheiro Rodrigues Alves, a Av. partindo da Rua São Benedicito indo até a Av. Capitão Mor Ignácio Marcondes.


"Nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, na Fazenda Pinheiro Velho, Bairro do Machadinho, a 7 de julho de 1848.
Cursou o Colégio "Pedro II", Rio de Janeiro: Bacharel em Letras; Faculdade de Direito de São Paulo: Bacharel em Direito.


Exerceu Direito em Guaratinguetá; foi Promotor Público e Juiz de Direito e de órfãos, na sua cidade natal. 

 

No Império: Foi Vereador à Câmara Municipal de Guaratinguetá; Deputado Provincial; Deputado Geral; Presidente da Província de São Paulo.


Na República: Deputado à Assembléia Constituinte; Senador Federal; Ministro da Fazenda (2 vezes); Presidente do Estado de São Paulo (2 vezes); Presidente da República (1902-06).


Foi fazendeiro e Sócio das Empresas "Viúva Borges & Genros" e "Rodrigues Alves & Irmão".
Foi Reeleito Presidente da República em 1918, não pôde assumir a Presidência; faleceu a 16 de janeiro de1919 e foi sepultado em Guaratinguetá no dia seguinte.

Quando deputado, viu aprovado seu projeto sobre ensino obrigatório na Província de São Paulo; propugnou pela imigração de colonos europeus (100 mil). Consolidou a situação financeira do Estado, como seu Presidente; criou o ensino Profissionalizante e as Escolas Normais; saneou a cidade de Santos, iniciou a Campanha Sanitária do Estado, iniciou o movimento pela construção do Monumento do Ipiranga; estimulou a criação da Escola de Medicina; entre outras.Na Presidência da República, pacificou o território nacional, assegurou e consolidou o crédito público; apoiou com firmeza a ação de Oswaldo Cruz no combate à febre amarela e no saneamento do Rio de Janeiro, e a remodelação da cidade e dos portos principais do país; criou estradas de ferro; conseguiu o Território do Acre e o 1º Cardinalato da América do Sul; entre outros feitos.


Enfim, deixou o Brasil engrandecido e respeitado no exterior."

Fonte: http://www.virtualvale.com.br/museura