Centro de Educação Infantil CEI Isaura Aparecida de Lima Silva

Através da Lei nº 1192, assinado Prefeito Geraldo de Souza Dias, no ano de 2004, ficou denominada Centro de Educação Infantil CEI – Isaura Aparecida de lima Silva, a Escola de Educação infantil, em período integral, no Bairro do Quilombo.

Isaura da Biblioteca, como era conhecida, era sambentista. Nasceu em 3 de agosto de 1944, filha de José Alves de Lima e de Expedita Maria da Costa. Seu pais eram mineiros e por isso mantinham as características do tradicional caboclo mineiro.

Seu pai foi seu primeiro professor. Ele escrevia o abecedário a lápis e ela cobria os traços com caneta de ponta de pena. Juntava as letras , soletrava e formava palavras. Foi matriculada perto de sua casa, na primeira escola no Bairro do Córrego da Foice, assim como suas irmãs. E todas sabiam ler, escrever, fazer as quatro operações e a tabuada de cor.
Terminou o curso primário no Grupo Escolar Coronel Ribeiro da luz, em 1955. Iniciou o ginásio em 1957 e terminou em 1961.

Em 1967 casou-se com Adolfo Cláudio da Silva, e foram morar em São José dos Campos. Em 1969, dessa união, nasceu Roberto Mauro de Lima e Silva. Em 1981 regressou para São Bento e exerceu a profissão de cabeleireira.
Em 1984 formou-se técnica na EEPSG Dr. Genésio Cândido Pereira.

Se destacou como escritora com as obras: Pedra do baú, um mito, uma maravilha, uma justiça; São Bento do Sapucaí Tradição e Cultura, e São Bento do Sapucaí Abad (ainda não publicado).

Trabalhou como Coordenadora Cultural pela Prefeitura de São Bento do Sapucaí, tendo papel importante na organização da Biblioteca Pública Professora Astrogilda Camargo e na idealização da Biblioteca do Bairro do Cantagalo.
Dedicou-se a pesquisas em vários Bairros do município. Dentre elas, que se destaca pela importância: Quilombo e sua história.

Faleceu em 22 de junho de 2000 no hospital Pio XII em São José dos Campos/SP.

Fonte: Documentos da Câmara de SBS