Curiosidades

CURIOSIDADES

Origem do nome: José Pereira Alves doou terras às margens do rio Sapucaí para construção da capela da capela para São Bento, de quem era devoto. Núcleo formado misturou o nome do santo ao do rio.

ORIGEM DO NOME SAPUCAÍ

Sapucaí – O rio das sapucaias

SAPUCAIA çapucaia, é o fruto conhecido por sapucaia (lecythis), que é oleoso, comestível, e lembra a casatanha-do-Pará. A madeira do sapucaia é dura, pesada e durável, sendo usada para dormentes, na construção naval e civil e em marcenaria.

Padre José de Anchieta, descrevia em suas notas sobre a Sapucaia: "árvore cujo fruto é admirável. Este é semelhante a uma panela, cuja tampa como que trabalhada à torno...se abre por si mesma quando está maduro; aparecem então dentro muitos frutos semelhantes a castanhas....O vaso ou a urna, em que estão encerrados, não é menos duro que a pedra..."

O Rio Sapucaí recebeu este nome porque suas margens eram orladas por magestosas sapucaias, árvores sacrificadas pelos construtores da estrada de ferro Sapucaí, que...."em 1896 tinha uma extensão em tráfego de 261km", não havendo chegada até São Bento.