Estrada José Theotônio Silva

Através da Lei nº 798, assinado pelo Prefeito Municipal, em 05 de abril de 1994, Antonio Ademir Venâncio, ficou denominada Estrada Municipal José Theotônio Silva no Bairro do Baú.


José Theotônio Silva nasceu em 15 de fevereiro de 1910, em Brasópolis/MG. Filho de José Vicente Silva e Ana Vicencia da Silva. Casou-se em 1 de fevereiro de 1934 com Malvina Rosa Senne, com quem teve 5 filhos. Faleceu em 5 de setembro de 1989.


Foi o maior incentivador da agricultura no seu bairro. Sustentou seus filhos com produtos da terra como: batata, cenoura, milho, feijão e outros. Deu a seus parentes e vizinhos condições de plantio na agricultura, dando apoio no custeio, desde a preparação do solo, até a colheita e venda dos produtos nas cooperativas.


Teve importante papel na pecuária, sendo cooperado por muitos anos; em seu armazém de secos e molhados servia a população do bairro, incentivou a construção de estradas no bairro, falando com Prefeito, Governador, e até com o Presidente da República, na época Jânio Quadros. Sendo atendido em seu pedido.


Foi candidato a Vereador. Foi grande amigo de trabalho de todos os prefeitos desde 1940.


Foi zelador da igreja, incentivava as festas e terços todos os meses. Dava estadia, transporte e alimentação aos padres. Fez parte de shows para animar as crianças nas festas juninas e natalinas.


Lutou para melhorar as salas de aula, inclusive dando hospedagem para as professoras. Cedeu terra para a construção de um campo de futebol.


Fonte: Documentos da Câmara de SBS