Estrada Municipal José Maria Gonçalves - Zé do Hotel

Através do Projeto de lei nº 10/2014, assinado pelos vereadores Paulo Cândido Ribeiro, Fábio Luiz dos Santos, José Donati Nunes, Mateus José da Silva e Ricardo Martins de Azevedo, no ano de 2014, foi aprovada e sancionada a lei pelo Prefeito Municipal, onde fica denominada Estrada Municipal José Maria Gonçalvez – Zé do Hotel; que se estende pelos Bairros do Paiol Grande, Coimbra e Bocaina.

Lei 1663 de 25 de abril de 2014.


José Maria Gonçalvez era português, nascido em 1910, no povoado Freguesia dos Passos, distrito de Vila Real. Veio para o Brasil aos 3 anos de idade e desembarcou em Santos. Foram anos de luta até chegar nos altos de Coimbra em São Bento.


No início da década de 30 conheceu a futura esposa na cidade de Cruzeiro, Sra. Doralice Duval Gonçalves. No ano de 1936, em Paraisópolis-MG adquiriu Hotel Central e por isso passou a ser conhecido como Zé do Hotel.
Em São Bento do Sapucaí, no bairro do Coimbra, identificou-se com a paisagem que lembrava sua remota memória da terra natal, além de estar próxima a Pedra do Baú, ter um clima semelhante ao de Campos do Jordão, era uma mistura de atributos que o encantaram.


Sendo assim em 1952 em parceria com dois amigos, Sr. Francisco Almeida e Sr. Cristino del'Osso, o Sr. José Maria adquiriu o quinhão de terra, e deu-lhe o nome de Três Bandeiras, em homenagem as 3 nacionalidades dos 3 proprietários: um brasileiro, um italiano e um português respectivamente.


Mais tarde a fazenda foi desmembrada em 3 propriedades, cada uma recebeu um nome. A de José Maria Gonçalves passou a se chamar Fazenda São José e o nome é mantido até hoje. Suas terras tinham muito araucárias,e entusiasmado pela serrania de São Bento se comprometeu a alargar o acesso estreito que conduzia ao alto do Coimbra. Usou enxada, explosivos. E da cozinha do próprio Hotel que saia o alimento aos obreiros.
Um senhor aposentado que era pago pelo Sr. José Maria, que conservava a estrada fazendo sua manutenção, em especial na temporada de chuvas.


Sendo assim, pessoas que compartilharam de sua presença no Bairro do Coimbra, quis prestar essa homenagem de dar a estrada o nome do grande amigo.


Fonte: Documentos da Câmara