Praça Julio Marcondes Salgado

 

Através do Projeto de lei 129 de 1927, recebe a denominação de Rua Julio Marcondes Salgado.

Julio Marcondes Salgado nasceu em 1º de julho de 1890 em São Bento do Sapucaí. Filho de Vitorino Clementino Salgado e Anna Euphosina Salgado. Era casado com D. Ophelia Marcondes Salgado.

Filho de São Bento do Sapucaí, neto de membro dos Dragões da Independência – Pindamonhangaba, participante da Revolução de 1932,  faleceu numa explosão numa experiência de uma artefato que iria ser utilizado na Revolução Constitucionalista de 1932.

Ingressou na Força Pública do Estado de São Paulo em 1907, com muito esforço e estudo chegou em 1932 a ocupar o comando geral da Força Pública do Estado de São Paulo, como Tenente Coronel.

Foi promovido a Coronel na Interventoria do Estado de São Paulo quando Pedro de Toledo assumiu. E recebeu a missão de comandar a Força Pública. Foi um dos mentores da Revolução Constitucionalista de 32, tomando parte das combinações preliminares e aliciamento dos oficiais.

Em companhia do General  Bertholdo Klinger e dos Tenentes Saraiva e Pedro Celestino Filho, o Cel. Júlio Marcondes Salgado dirigiu-se a Santo Amaro para assistir um novo tipo de morteiro, após várias experiências uma granada explodiu dentro do tubo e foi lançada e atingiu o pescoço do Cel. e cortando a carótida dele e causando morte instantânea.

Faleceu dia 23 de julho de 1932, e foi sepultado no Cemitério de São Paulo, com todas as honras e tocantes homenagens.

 

Fonte:  Frutos da Terra – Isaura Aparecida de Lima e Silva

Pesquisa de dados históricos de São Bento do Sapucaí – Maria de Fátima Machado (AUTORIZADO PARA PUBLICAÇÃO)