Praça Monsenhor Pedro do Valle Monteiro

Através do Projeto de lei 129 de 1927, altera denominação da Praça Sr. Francisco Morato para Praça Monsenhor Pedro do Vale Monteiro"

Monsenhor Pedro do Valle Monteiro nasceu em 1º de julho de 1892 em Borda da mata-MG. Em 11 de julho de 1920 foi ordenado Sacerdote e nomeado pároco de São Bento do Sapucaí em 27 de janeiro de 1929. Em 1955 rebebeu o título de Camareiro Secreto de Pio XII, e em 1970 o título de Monsenhor Prelado doméstico de Paulo VI. Pelos serviços prestados na Revolução de 1932 recebeu a medalha da Constituição outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de SP. Recebeu em 1968 o título de Cidadão honorário de São Bento do Sapucaí. Exerceu o sacerdócio em toda região, recebendo o título de Patriarca da Mantiqueira.

Com a presença das Irmãs Vicentinas no comando da Santa Casa, foi passada a provisão que o Padre Pedro atendesse os doentes, pregasse a palavra de Deus aos domingos e dias santos, ensinasse o catecismo e promovesse o espírito de piedade entre os fiéis.

Faleceu em 9 de março de 1974, sendo sepultado no Cemitério municipal. Quando comemorou 100 anos de seu nascimento, seus restos mortais foram transportados para a igreja matriz e colocados na capelinha batismal, juntamente com objetos de uso pessoal e vestes.

Fonte: Frutos Documentos da Câmara – Pesquisa dos dados históricos de São Bento do Sapucaí – Maria de Fátima Machado