Rua Coronel Ribeiro da Luz

Rua Coronel Ribeiro da Luz OFICIALIZADA

Através Da lei nº 1887 de 5 de junho de 2017, torna-se oficial a denominação da Rua Cel. Ribeiro da Luz que se inicia a partir da Rua Oliveira Ribeiro e termina na Rua Alferes Pedrosa (proximidade com a Praça Dr. Braz Reale), totalizando 300m de extensão.

Cândido Ribeiro da Luz nasceu em Campanha, MG, em 1839. Era filho de Antônio Ribeiro da Silva e Maria Claudina Ribeiro da Luz. Veio jovem para São Bento e se casou jovem com a Sra. Anna Augusta Gomes Ribeiro e tiveram 4 filhos: Maria, Maximiano, Casturina e Estefência.

Era fazendeiro com terras no Quilombo. Foi membro do PARTIDO CONSERVADOR, tendo como seu maior adversário o LIBERAL José Antônio de Freitas Guimarães. No dia 07 de fevereiro de 1890 assumiu a presidência do Conselho da Intendência, quando encontrou os cofres da Câmara vazios e deu ciência ao presidente da República através de carta, justificando, segundo documentos encontrados no arquivo da Prefeitura Municipal, que José Antonio de Freitas Guimarães, seu antecessor, teria dividido, ente amigos, a verba do Estado de 2:000$000, destinada para a construção de uma ponte sobre o Rio Sapucaí e uma estrada ligando a cidade com o sul de Minas. Um dos beneficiados teria  sido o Coronel José Salgado de Lima. Através de cartas dirigidas a FLORIANO PEIXOTO solicitou a criação da COMARCA, pois havia dificuldade de acesso das pessoas até Pindamonhangaba, a COMARCA acabou sendo criada em 30 de junho de 1890. Foi instalada em 1 de setembro, em meio a festa, numa Sessão Solene na Câmara Municipal presidida pelo Coronel Ribeiro da Luz, que era Membro da Guarda Nacional.

Faleceu em 15 de julho de 1902, sendo enterrado no cemitério municipal.

Fonte: Frutos da Terra – Isaura Aparecida de Lima e Silva