Rua Coronel Ribeiro da Luz

Através do Projeto de lei 129 de 1927, recebe a denominação de Rua Cel. Ribeiro da luz, a rua que sai da esquerda da casa do Cel. Manoel Marcondes a av. Dr. Oliveira Ribeiro.

Cândido Ribeiro da Luz nasceu em Campanha, MG, em 1839. Era filho de Antonio Ribeiro da Silva e Maria Claudina Ribeiro da Luz. Veio jovem para São Bento e se casou jovem com a Sra. Anna Augusta Gomes Ribeiro e tiveram 4 filhos: Maria, Maximiano, Casturina e Estefência.

Era fazendeiro com terras no Quilombo. Foi membro do PARTIDO CONSERVADOR, tendo como seu maior adversário o LIBERAL José Antônio de Freitas Guimarães. No dia 07 de fevereiro de 1890 assumiu a presidência do Conselho da Intendência, quando encontrou os cofres da Câmara vazios e deu ciência ao presidente da República através de carta, justificando, segundo documentos encontrados no arquivo da Prefeitura Municipal, que José Antonio de Freitas Guimarães, seu antecessor, teria dividido, ente amigos, a verba do Estado de 2:000$000, destinada para a construção de uma ponte sobre o Rio Sapucaí e uma estrada ligando a cidade com o sul de Minas. Um dos beneficiados teria sido o Coronel José Salgado de Lima. Através de cartas dirigidas a FLORIANO PEIXOTO solicitou a criação da COMARCA, pois havia dificuldade de acesso das pessoas até Pindamonhangaba, a COMARCA acabou sendo criada em 30 de junho de 1890. Foi instalada em 1 de setembro, em meio a festa, numa Sessão Solene na Câmara Municipal presidida pelo Coronel Ribeiro da Luz, que era Membro da Guarda Nacional.

Faleceu em 15 de julho de 1902, sendo enterrado no cemitério municipal.

Fonte: Frutos da Terra – Isaura Aparecida de Lima e Silva