Rua Dr. Octávio Oscar Campello de Souza

Através da lei nº 1218, assinado pelo Prefeito Municipal, no ano de 2005, Osmar Merise, fica denominada Rua Dr. Octávio Oscar Campello de Souza, que inicia-se na Rua Sebastião Ferreira dos Santos, na altura do trevo Municipal que dá acesso à Estrada do Serrano.

Dr. Octávio Oscar Campello de Souza, era filho de José Maria de Souza e D. Maria das Dores Campello de Souza. Nasceu em Pernambuco, Jabotão, no dia 25 de outubro de 1885. Era pobre e lutou muito para fazer o curso de medicina, só depois que conseguiu um emprego estável foi fazer o curso, tinha 26 anos quando começou o Curso de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro. Formou-se aos 32 anos.

Em 1917 mudou-se para São Bento e começou a clinicar na cidade. Casou-se com Maria de Carvalho Campello de Souza (Filha do major José Monteiro de Carvalho Campello) e tiveram 2 filhos nessa cidade, mas tarde aumentariam a família com três.


Tornou-se muito querido pela população devido a sua competência em seu trabalho. Foi por insistência do Dr. Campello que o Prefeito Augusto Azeredo dedicou-se a implantar o serviço em meados de 1920.


Foi Diretor do corpo clínico e também da santa Casa de misericórdia de São Bento. Em 1928 elegeu-se Prefeito da cidade. Em 1929 ficou doente e buscou tratamento em Pindamonhangaba, mas por ser o único médico da cidade, regressava sempre que era possível. Mas em 131 fixou residência em Pindabª, integrou-se ao corpo clínico da cidade, e prestou serviços no Hospital Militar na época da revolução Constitucionalista de 1932.


Em 1947 foi eleito vereador da Câmara de Pinda, e em 1949 eleito Presidente da Edilidade. Em 1943, seu filho mais velho, convocado para o Exército, integrou a Força expedicionária brasileira, seguindo para Itália no primeiro escalão da FEB e lá combateu até ser ferido em 1945.


Faleceu em Pinda no dia 4 de julho de 1969.


Fonte: Documentos da Câmara de SBS