Rua Engenheiro José Donato Carneiro

Através da Lei nº 1148, assinado Prefeito Geraldo de Souza Dias, no ano de 2003, ficou denominada Rua Engenheiro José Donato Carneiro, a Rua 5, Rua 4 e Rua 1 e do loteamento Jardim Santa Terezinha, situado à margem da Avenida Sebastião de Mello Mendes.

José Donato Carneiro, mais conhecido como Dr. Donato, nasceu em 17 de fevereiro de 1925, em Itajubá/MG, filho de Isabel Santiago e Braúlio Carneiro Santiago.

Formado em Engenharia Agrônoma pela Faculdade de Agronomia de Lavras-MG, tinha também curso de Zootecnia Geral Especial e Barragem e outros.

Trabalhou em Mocóca e Cajuru como engenheiro da Secretaria de Agricultura do Estado e, em 1968, veio pra São Bento do Sapucaí como diretor da Fazenda do Estado e atuou também como chefe da casa da Agricultura.
Ajudava a paróquia através das festas religiosas onde era festeiro e coordenador de eventos.

Como engenheiro agrônomo orientava os agricultores no desenvolvimento de tecnologia de plantio, controle de pragas, irrigação, pecuária leiteira, desenvolvimento genético na área de fruticultura, enfatizando o Campo de produção de Mudas de São Bento do Sapucaí na Secretaria da Agricultura.

Participou de estudos tecnológicos junto às escolas federais e entidades de pesquisa como Instituto Agrônomo de lavras – Ital, Universidade de Taubaté-UNITAU, Adolfo Lutz, etc...

Junto com a Casa da Agricultura ativou campanhas como combate a raiva, aftosa, brucelose, entre outras, ajudando diretamente o produtor rural local.

Foi engenheiro técnico responsável do Palácio do Governo de Campos do Jordão, desenvolvendo e ampliando a área da fruticultura e floricultura, isso tudo através de seu trabalho na produção de Mudas em São Bento do Sapucaí, destacando o nome do município.

Faleceu em 19 de julho de 1988, aos 63 anos em São Bento do Sapucaí, e o Prefeito deu 3 dias de luto oficial devido a esse fato ocorrido.

Fonte: Documentos da Câmara de SBS