Rua José de Mello Mendes

Através da lei nº 1002, assinado pelo Prefeito Municipal, no ano de 2000, Benedito Cesar Neto, foi alterada de Rua 6 para Rua José de Mello Mendes, no loteamento Jardim Santa Teresinha, situado à margem da Avenida Sebastião de Mello Mendes , na cidade de São Bento do Sapucaí.

José de Mello Mendes, conhecido por Sr. Mendes, era filho de Ildefonso Mendes de Brito e de Maria Antonieta de Brito. Era sambentista, nasceu em 31 de agosto de 1905.

Foi comerciante e agricultor, mas também trabalhou no campo político, social de religioso. Sua família era muito tradicional na cidade, foi um chefe de família exemplar e ensinava seus filhos a amar São Bento do Sapucaí e trabalhar por ela.

Teve várias atividades: Foi juiz de paz no município; foi mordomo na Santa Casa durante anos; colaborou com o Monsenhor Pedro do Vale Monteiro (de quem era muito amigo) junto com sua família, como festeiro por mais de 40 anos na tradicional festa do Divino; foi Prefeito de 1946 a 1947, marcando sua administração com o primeiro calçamento de paralelepípedo desde a Rua 15 de novembro (antes Rua Alferes Pedrosa) até a Igreja Matriz.

Faleceu em 22/07/1982, e foi decretado (através do Decreto nº 326 de 22/07/1982) luto oficial, pelo então Prefeito Bento Nunes Duarte.

Fonte: Documentos da Câmara de SBS