Rua Miguel Chiaradia

Através do Projeto de lei 129 de 1927, recebe a denominação de Rua Miguel Chiaradia , a rua que vai em direção ao Paiol Grande.

 

Os Chiaradia vieram para o Brasil no fim do século XIV, como imigrantes, e foram distribuídos segundo a política de D. Pedro II, instalaram-se me São Bento do Sapucaí em razão da amenidade do clima. Devido à altitude, esperavam plantar árvores frutíferas trazidas da Europa, cujas mudas vieram da França.

 

Miguel Chiaradia, nasceu em  05 de junho de 1888, em Piranguçu, o humanitário Miguel Chiaradia diplomou em farmácia . Atuava como médico também. Trabalhou na cidade de Santos, onde era mascate numa loja portuguesa, e nas andanças, chegou a São Bento e usando fraque e chapéu coco.

 

Sua filha Felicidade casou-se com Dr. Braz Reale, sendo avô materno do Prof. Miguel Reale. 

 

 Miguel Chiaradia casou-se com Ana Vieira da Rosa Goes, natural de Paraisópolis, descendentes de portugueses. E Ana passou a assinar Ana Vieira da Rosa Chiaradia.

 

 Miguel chegou a ter 3000 alqueres, espalhados pela região do Coimbra, Sertãozinho e Campos do Jordão, nos limites de Itajubá/MG, além de uma propriedade próxima a São Bento, pelos lados do Paiol Grande, a qual possuía uma nascente de água que abastecia do Grupo Escolar, e depois de sua morte devido a problemas com herdeiros e Prefeitura ela foi desapropriada.

 

Miguel Chiaradia era médico. Envolve-se da política em São Bento do Sapucaí, e fazia parte do grupo dos jagunços, que viviam em desavenças com os botões, membros da oposição . Por sua atuação política e como membro da Guarda Nacional recebeu o título de Major.

 

Participou da fundação da Cooperativa de Crédito Agricola e foi um de seus presidentes.

 

Por sua participação política e como membro da guarda Nacional recebeu o titulo de major. Faleceu em 09 de agosto de 1913, devido a uma queda de um cavalo. 

  

Fonte: Frutos da Terra – Isaura Aparecida de lima e Silva

Pesquisa de dados históricos de São Bento do Sapucaí – Maria de Fátima Machado (AUTORIZADO PARA PUBLICAÇÃO)