Rua Pintora Adelaide

Através da Lei nº 422 de 22 junho, assinado pelo prefeito Antonio Carioca Martins de Azevedo, no ano de 1983, foi aprovada e sancionada a lei passa a denominar Rua Pintora Adelaide de Azevedo Mello, o trecho da Rua Capitão Mór Inácio Marcondes, compreendido entre os números 213 e 444.


Adelaide Azevedo Mello, era sambentista, nasceu dia 08 de janeiro de 1903 e faleceu dia 20 de novembro de 1982. Considerava sua cidade "a melhor do mundo".


Na escola mostrou ter grande habilidade artística, era requisitada para trabalhos de decoração para festas, fazia cartazes com a maior perfeição. Recebia muitos elogios, mas era muito modesta e humilde.


O tempo foi passando e seus trabalhos ficavam ainda melhores, era puro dom. Nunca fez curso pra isso. Fazia andores religiosos para as festas locais. Sua telas podem ser encontradas na igreja Matriz, da Nossa Senhora do Rosário e em algumas residências da cidade.


As telas de Adelaidinha chegaram a São Paulo, e suas telas com estilo bizantino foram para uma Igreja Ortodoxa. Suas obras foram também para Taubaté, São José dos Campos entre outros lugares.


Em julho de 1981 realizou seu último trabalho, foi a Santa Ceia, de grandes dimensões. Essa obra está localizada em Ponta grossa (Paraná) no Centro de Treinamento de Líderes da cidade.