Rua Presidente Costa e Silva

Através do Decreto legislativo nº 03, assinado pelo Presidente da Câmara, no ano de 1974, Ver. Ruy Teixeira Pinto, foi alterada de Rua do Quintino para Rua Presidente Costa e Silva.

Artur da Costa e Silva, nascido em Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, Costa e Silva era marechal do Exército Brasileiro quando assumiu a presidência da república e já havia ocupado o Ministério da Guerra no governo anterior, do marechal Castelo Branco.

Seu governo iniciou a fase mais dura e brutal do regime ditatorial militar, à qual o general Emílio Garrastazu Médici, seu sucessor, deu continuidade.

Sob o governo Costa e Silva foi promulgado o AI-5, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, visto que no seu governo houve um aumento significativo das atividades subversivas. Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra militantes de esquerda.

Fonte:  Documentos da Câmara de SBS, https://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_e_Silva