Via Perimetral Governador André Franco Montoro

Através do Projeto de Lei nº 04/2012, assinado por todos os vereadores, fica denominada Via Perimetral André Franco Montoro, localizada no Bairro do Serrano.

Lei 1535 de 14 de março de 2012.

André Franco Montoro nasceu em São Paulo em 14 de julho de 1916. Era filho de André de Blois Montoro e de Tomásia Alijostes, com ascendência italiana e espanhola. Fez o primário na Escola Modelo Caetano de Campos e concluiu o secundário no Colégio São Bento. Em 1934 entrou na Faculdade de Direito da Universidade de SP, formou em 1938. No mesmo período cursou Pedagogia, Filosofia. Se tornou professor universitário da PUC-SP, foi secretário geral do Serviço Social da Secretaria de Justiça do Estado de SP e procurador do Estado entre 1940 e 50.

Em 1947 foi eleito vereador, ao lado de Jânio Quadros. Em 1950 foi eleito deputado estadual e federal nos nãos de 1958, 62 e 66.

Foi Ministro do Trabalho e Previdência Social no gabinete parlamentarista de Tancredo neves, de 8 de setembro de 1961 a 12 de julho de 1962.

Ingressou no MDB após a queda de João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964. Em 1970 e 78 foi eleito Senador. Filiou-se ao PMDB e foi eleito governador do Estado de SP em 1982. Em 1982  foi eleito e tomou posse em 1983.

Durante o mandato foi um dos criadores da Campanha Diretas Já e a seguir a campanha de Tancredo neves à Presidência da República.

Como governador, Montoro descentralizou a administração do estado em 42 regiões de governo. Na área da educação, municipalizou a merenda e as construções escolares, além de implantar o ciclo básico no extinto primeiro grau. Construiu 4000km de estradas vicinais, ampliou as redes de água e esgoto e a quantidade de municípios atendidos pela SABESP, expandiu a linha Leste-Oeste do Metrô (A atual 3 – vermelha) e reequipou as Polícias Civil e Militar, criando a operação Polo e o Tático Móvel, como iniciativas para reduzir a criminalidade.

Enfrentou greves de professores e servidores públicos, atendendo as reivindicações logo após o início das manifestações, conquistando o respeito e admiração do funcionalismo.

Foi uma das principais lideranças em nome da democratização do país e da campanha pela eleições diretas para Presidente da República. Ao lado de Tancredo neves e Ulysses Guimarães esteve em todos os discursos e comícios pró-diretas, em 1984.

Em 1988 foi um dos fundadores e Presidente do PMDB. Em 1995 e 1999 voltou a atuar como Deputado Federal. Faleceu no dia 16 de julho de 1999.

Fonte:  Documentos da Câmara de SBS